top of page

FASHION LIFE

Revolução na moda: Sustentabilidade e informação

  • Bruna Gaglianone
  • 9 de abr. de 2017
  • 2 min de leitura

A moda é sempre um reflexo de uma geração, influencia pessoas e pontua tendências. Atualmente, a ideia é produzir enquanto se respeita o meio ambiente e os trabalhadores. Por isso, muitas marcas espalhadas pelo país já estão completamente ou parcialmente inseridas na dinâmica sustentável. Como é o caso da Lusco Fusco, organização fundada em Niterói, que faz um trabalho muito interessante e inovador.

“Na busca por um mundo mais sustentável, a moda é um pilar muito importante, porque é algo que nos acompanha por toda vida. A ideia na Lusco Fusco é fazer o que eu acredito: fazer roupas com retalhos que seriam descartados pelas fábricas para evitar que esse material vá para o lixo. Assim, estendemos a vida útil do material, usando aplicações em crochê para valorizar o feito à mão. Fazer coisas com carinho e com cuidado, ajuda a espalhar coisas boas e, de quebra, ajuda as ONGs com parte do valor doado”, afirma Débora Schmidt, diretora executiva da Lusco Fusco. “É uma energia gostosa. ”

O movimento vem ganhando força em diversos países e, pouco a pouco, faz crescer a consciência impactante do desperdício da indústria têxtil na natureza. O mercado brasileiro ainda peca tanto na questão sustentável, quanto na inclusão socioeconômica. Mesmo assim, a ONG Pipa Social, localizada em Botafogo, pretende mudar um pouco esse status, com uma filosofia de capacitar a mão de obra de artesãs e costureiras das comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro. Através de parcerias com designers, escolas de moda e fornecedores de matéria-prima, a Pipa, fundada há 5 anos, se voltou aos morros cariocas em busca de profissionais e quer ser referência quando se tratar de inclusão.

Em tempos de conscientização ambiental, a indústria da moda também passou a ser alvo de questionamentos. Principalmente, com uma demanda cada vez maior da sociedade em querer consumir produtos com menos malefícios. A difusão de um conceito de respeito ao meio ambiente é o resultado direto do movimento recente de reeducação ambiental. Nos últimos anos, o debate sobre sustentabilidade está cada vez mais forte na sociedade, mas não só pelo valor ecológico. De mais a mais, os projetos nadam contra a onda do imediatismo que reinou soberano durante as décadas anteriores, e começa a perder forma agora, graças a um novo comportamento.

Essa moda sustentável está cada vez mais presente no mundo através desse forte ideal. Pelo conceito de reaproveitamento na mentalidade moderna, a confecção é feita, preferivelmente, com fibras orgânicas e tecidos eco-friendly, como o linho ou bambu que utilizam menos produtos químicos. Também são usados restos de tecidos descartados, corantes de origem natural e colas menos tóxicas. Essas ações são uma solidificação de mudanças prósperas para a sociedade e o ecossistema. Além disso, expressam um comportamento mais positivo visando manter a natureza, que nutre a todos.

 
 
 

Comentários


  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon
FOLLOW ME
SEARCH BY TAGS
ARCHIVE

Fashion Life

© 2020 by Fashion Life.

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page